Pesquisadores da Universidade George Mason e New York University alertam que os softwares utilizados  para conectar os Smartphones aos sistemas de Central Multimídia podem deixar os carros vulneráveis a ataques remotos.

 

Durante uma conferência no Texas, os pesquisadores demonstraram que sistemas baseados no Mirrorlink podem conter vulnerabilidades que permitem a um invasor se conectar ao carro, desta forma conseguiria enviar mensagens a sua rede de comunicação e potencialmente alterar dados críticos.

Sistemas de entretenimento possuem comunicação com a rede Canbus do veículo, estes podem se tornar um caminho para atingir sistemas mais importantes como freio, airbag e controles de estabilidade tendo em vista que todo o carro é controlado por ela.

Com a adoção do sistema por grandes empresas como a Google (Android Auto), Apple (Car Play) os sistemas eletrônicos automotivos ficaram vulneráveis pois, anteriormente as montadoras é quem possuíam  direitos pelo desenvolvimento dos softwares, algo que hoje não ocorre.

Uma série de preocupações envolvem o assunto e poucas pesquisas são feitas, sabe-se que hoje em dia os veículos estão cada vez mais conectados, são computadores e sabemos que sistemas eletrônicos conectados a rede podem ser facilmente presa para Hackers ou qualquer outra pessoa com más intenções.

 

Em 2014, pesquisadores americanos demonstraram o poder de um ataque a rede de comunicação de um veículo, conseguiram invadir e através de um sistema remoto controlaram o freio, aceleração e até mesmo a direção.

 

www.securityledger.com/

Carros poderão ser invadidos por Hackers
Avalie Este Post
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de