autonomous car

Nos últimos meses, talvez anos, vi batalhas acirradas entre Taxistas e Motoristas de Aplicativos, o conhecido Uber, Todos procurando um espaço para garantir o seu sustento, ou seja, um trabalho.

De um lado, o Taxista que pagou caro pela licença, paga impostos mensais.

Do outro lado, motoristas de aplicativos que precisam trabalhar de uma maneira honesta.

Parece uma discussão comum, certo?  O que ninguém esta percebendo é que todas estas profissões podem estar com os dias contados.

 

Carros Autônomos 

Pouca gente sabe mas, a UBER investe pesado em soluções para carros sem motorista. Uma prova disso é a recente contratação da Raquel Urtasun, uma importante pesquisadora, professora da Universidade de Toronto.

 

 

Urtasun, vai comandar o Grupo de Tecnologias Avançadas (ATG) da Uber. Trabalhará em algoritmos de percepção que ajudam os veículos a ter uma melhor medida do ambiente ao seu redor.

A escolha da Uber em ter um escritório com pesquisadores fora dos EUA é devido a grande quantidade de talentos existente no Canadá

“Toronto tem sido um líder em AI (inteligência Artificial) ao longo dos anos, realmente para as duas últimas décadas, e há finalmente uma percepção de que há talento incrível, e este talento foi principalmente exportado para os EUA”, disse Urtasun. “Agora há uma reunião da indústria local, do governo e das universidades para realmente construir um sistema crítico e manter Toronto como um líder em AI, e isso cria oportunidades para empresas como Uber, que serão beneficiados com este talento.

 

CEO da Uber diz que viagens serão mais baratas

Travis Kalanick CEO da UBER, disse recentemente a um importante veículo de comunicação dos EUA que, viajar em carros autônomos UBER serão mais baratos do que os carros particulares, mesmo em grandes trajetos. Ao eliminar o motorista, haverá reduções de custo que serão repassadas ao usuário.

 

 

Acidente Suspende testes de Carros Autônomos 

Em Abril de 2017 um Volvo XC90 adaptado pela Uber se envolveu em um acidente na cidade de Tempe, no Arizona (EUA).

 

Clique para Ampliar
FOTO POR MARK BEACH / NOTÍCIAS FRESCO / TWITTER

 

O acidente ocorreu quando, um outro veículo não deu a preferência em um cruzamento. Não houve gravidade nos ferimentos.

Haviam dois engenheiros no banco dianteiro quando houve o acidente, motoristas auxiliares são obrigatórios para testes deste tipo.

 

 

Futuro

Como percebemos, é inevitável que mais uma profissão tenha fim. Como aconteceu com muitas outras que aos poucos foram perdendo espaço para a tecnologia.

Aquela visão que temos de um motorista, seja ela de táxi ou até de ônibus, pode estar com os dias contados, tudo é questão de tempo.

Muita gente não sabe mas, o Metrô da linha Amarela em SP já opera sem condutor e com a modernização da malha ferroviária, logo isso será expandida a outras linhas.

Veículos autônomos, UBER, Taxis? Comecem a imagina-los sem motorista
Avalie Este Post
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de