Olá a todos, tv digital ainda é um assunto que gera grandes dúvidas, por ser uma tecnologia relativamente nova poucas pessoas entenderam o seu funcionamento e particularidades. Tentarei explicar aqui um pouco sobre essa tecnologia.

O padrão adotado no Brasil para transmissão de TV digital é o ISDB-Tb (ISDB-T), derivado do padrão japonês.

A transmissão ocorre em 13 segmentos (partes). Doze dessas partes são destinadas a TV digital de alta definição e uma delas para aparelhos móveis com baixa resolução chamada ‘one seg’.

O que é One Seg (1 Seg)? 

1-Seg é o padrão de transmissão da TV digital destinado a dispositivos móveis. Além do Brasil os seguintes paises utilizam essa tecnologia para transmissão terrestres, são Japão, Argentina, Chile, Uruguai e Peru.

A resolução máxima desse tipo de transmissão é de 320×240 pixels, ou seja, baixa definição se considerarmos os equipamentos vendidos hoje. Ela foi projetada para ser usada em celulares com pequenas telas.

 

Por que a Imagem da Minha TV esta tão Ruim? 

Um dos motivos é o citado acima, definição.

Toda vez que utilizamos uma transmissão com definição abaixo da especificação nativa do display teremos essa impressão. Por exemplo, se o painel tem resolução nativa de 800×480 pixels a utilização da TV 1Seg terá uma imagem ‘ruim’.

Segue uma foto de exemplo:

Imagem de recepção 1seg em monitor de alta resolução

 

Esse fenômeno teve maior repercussão na época em que as tvs de LCD e Plasma chegaram em nosso mercado. Como elas possuíam painéis de alta resolução, a imagem da TV aberta (sinal analógico) era ‘ruim’, muitas contavam com sistemas de processamento digital o upscaling, mas pouco mudava.

 

Por que não usamos TV de alta definição em carros? 

Para compor a imagem em alta definição há a necessidade da transmissão de uma maior quantidade de dados, para baixa definição é muito menor, sendo mais fácil a sua recepção.

Existem no mercado alguns receptores automotivos de alta definição destinados a carros, observem que alguns modelos possuem 2 ou até mesmo 4 antenas, justamente para tentar captar uma maior quantidade de dados e compor a imagem em alta definição.

 

Qual modelo de receptor escolher? 

Nós não recomendamos esse tipo de receptor de alta definição pelo custo beneficio, se for pensar pelo fato da legislação, somos proibidos de ver TV com carro em movimento. Mas se mesmo assim você necessita desse acessório recomendamos que ele tenha algumas funções que consideramos melhor.

O receptor de Alta definição de TV para carros tem que receber, ao mesmo tempo, sinais de Alta Resolução e 1Seg, desta forma ele escolherá qual o melhor sinal, evitando perdas, cortes e interrupções.

Quanto mais antenas melhor, mas eles devem ser instaladas longe uma da outra. Tive casos em que o técnico as colocou juntas, não fazia o menor sentido. Por exemplo, se forem duas antenas instale uma na região frontal do carro e outra na traseira. Quatro antenas, uma em cada ponta do carro.

Sua central deve ter entrada HDMI ou pelo menos Vídeo componente. Entradas do tipo Vídeo Composto conseguem no máximo receber sinais com resolução de 420p. Se realmente quer imagem de alta resolução escolha as melhores tecnologias.

Conector HDMI

 

Conectores Vídeo Componente

 

Conector Vídeo Composto

 

Vídeo composto com áudio

 

Por fim, a instalação deve ser feita longe de geradores de ruídos como amplificadores ou módulos de injeção, fixado de maneira segura e LONGE do AIR BAG.

TV Digital com imagem ruim, é defeito?
4.5 (90%) 2 votes
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de