21.4 C
São Bernardo do Campo
segunda-feira 15 abril 2024 02:20:45
InícioGestãoPorque vemos tantas lojas de Som e Acessórios Fechando?

Porque vemos tantas lojas de Som e Acessórios Fechando?

Veja os principais motivos de verem tantas lojas de som automotivo fecharem as portas

Meu inicio no ramo foi em uma loja de som e acessórios próximo ao bairro onde eu morava, mas ela não existe mais. Aliás, 99% das lojas que eu conheci não existem, mas Porque vemos tantas lojas de Som e Acessórios fechando?

 

O inicio na década de 1990

No ano de 1995 trabalhei de ajudante em uma loja de bairro. Já tinha um certo conhecimento e fazia algumas instalações para colegas e familiares em casa. Era devorador de livros e revistas do ramo.

Publicidadepublicidade

Demorou pouco para eu perceber que dentro da loja o que valia não era o conhecimento, o instalador responsável tinha como único objetivo gerar renda custasse o que custar.

Se alguém chegasse com algum equipamento o instalador dizia não prestar ou não ser compatível. Influenciava a tal ponto que o resultado final, muitas vezes, ficava pior do que o original.

 

A última loja que ajudei

Alguns anos atrás, fui contratado para auxiliar em uma loja, o movimento estava baixo e o dono queria formas de melhorar.

Defini um plano de divulgação pela internet, site, blog, anúncios no adwords, tudo que uma empresa deveria ter nos dias de hoje. Tudo o que eu fazia o proprietário dizia não dar certo. Ele tinha a visão de que marketing era contratar adolescentes para panfletar no semáforo.

Uma loja com mais de 10 anos no ramo já era bem conhecida no bairro, para seu crescimento precisava de novos clientes e de outras cidades.

Sem dizer que ele não tinha foco, eu brincava que, só faltava vender lanches.

Não adiantou, por divergências acabei saindo e deixando o projeto. O resultado foi a venda do ponto onde, o novo proprietário esta sofrendo dos mesmos males na qual prevejo o seu fechamento em breve. (após eu escrever esse post a loja foi vendida novamente)

 

Onde esta o problema? Conheça os 3 principais motivos do porque vemos tantas lojas de Som e Acessórios Fechando

É difícil detalhar aqui todos os problemas que faz com que essas lojas fechem, mas vou colocar aqui as principais que considero cruciais.

  1. Falta de investimento em marketing
    Depois de um certo tempo, as lojas de acessórios pensam que já dominaram o mercado em seus bairros, o que pode até ser verdade, mas desta forma não terão crescimento e com novos concorrentes a renda começará a cair.
  2. Não investem em treinamento de funcionários
    Isso posso dizer com absoluta certeza, NUNCA vi uma loja se som e acessórios que investiu no treinamento de seus funcionários. Muito menos em sua atualização profissional. Resultado? Técnicos ou instaladores que erram em procedimentos simples. Um exemplo é Central Multimídia, ainda hoje tem gente sofrendo com a instalação deste acessório.
  3. Pagam caro pelo aluguel do ponto comercial
    Alguns dias atrás, visitei uma loja que abriu recentemente no ABC, o ponto é fenomenal e as instalações a altura. Como eu pesquiso sempre valores de aluguel sabia que ali ele paga, no minimo, R$8.000,00 por mês de aluguel.
    Não precisa ser gênio, se juntar funcionários, luz.. ou seja, todas as despesas mensais, o valor chega a quase R$20.000,00 por mês ou, mais de R$700,00 de lucro todo dia só para pagar contas. Considerando que o lucro seja de 30%, todo DIA ele tem que vender cerca de R$2600.

 

Conclusão

Nos meus mais de 20 anos no ramo, não vi somente uma, mas diversas lojas fechando e nenhuma loja na qual trabalhei hoje existe.

Lembro de uma avenida aqui em São bernardo do Campo, em menos de 2km existiam 5 lojas onde cada um ficava cobrindo a oferta do outro, nenhuma existe mais.

Algumas lojas que mantiveram o foco e credibilidade são o diferencial no mercado, se modernizaram e treinaram seus funcionários. Algumas conseguiram, inclusive, pontos próprios tirando o aluguel de suas vidas.

Sabemos que o maior diferencial do mercado é a qualidade no serviço, se preocupem com isso. Muitos clientes, principalmente aqueles apaixonados por carros pensam 2x antes de pagar barato por um serviço, eles querem é qualidade na instalação sem muita preocupação com o preço.

Por fim, faça o seu serviço sem se preocupar com o que a concorrência esta fazendo. Os frutos serão colhidos em breve. Estude e se preocupe com o bem estar dos seus funcionários. Respeitem as leis trabalhistas.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade