Muitas vezes, chega aqui em nossos “ouvidos” clientes dizendo que foram mal atendidos por técnicos empresas relacionadas a esta área. Clientes nervosos mas, será que realmente eles estão com a razão?

 

Não vou dizer que sou a pessoa mais amável do mundo, não tenho muita paciência, apesar de ter respondido mais de 3000 questões no blog durante pouco mais de 1 ano (mais de 8 questões por dia), sem dizer dúvidas por Whatsapp, telefone, email, Skype, etc. Posso falar com propriedade e tranquilidade, na maioria das vezes o cliente não esta com a razão e vou explicar os motivos.

 

Estamos aqui para ajudar, certo? Mas o cliente do outro lado quer ser ajudado?

 

Exemplo:

Acabou de acontecer, pessoa entra em contato pelo Whatsapp, quer saber se trabalho com determinada marca de produto, envia um link do Youtube com um modelo X. O que faço? Vou transcrever resumidamente o que aconteceu:

Cliente: – Vocês trabalham com assistência técnica?  (enviou um link do Youtube com um produto de marca X);

Reiaudio: (após ter visto o vídeo, identifiquei o fabricante, este possui assistência técnica em todo o Brasil) – Recomendo o envio a assistência Técnica Autorizada da marca X;

Cliente: Ah, mas o produto não é X e sim parecido;

Reiaudio: envie foto do produto e descrição do defeito;

Cliente: (enviou pdf de manual da marca X e fotos do produto marca X)

Reiaudio: Se o produto não é da marca X por que mandou o link?

Cliente: Porque é parecido, vcs trabalham com este produto?

Reiaudio: envie foto do produto e descrição do defeito;

Cliente: é parecido com o da marca X, precisa regravar o Epron;

Reiaudio: Não trabalhamos com esta central;

Cliente: Propaganda enganosa, diz que ajudam…. (e começam os insultos)

 

Vamos analisar a conversa acima, a pessoa entra em contato conosco querendo nossos serviços de assistência técnica ou ajuda para solucionar um problema, certo? Ele não diz a marca do produto, não envia as fotos solicitadas e o pior NÃO DIZ QUAL O DEFEITO E SIM O DIAGNÓSTICO.

 

  • Acredito que não preciso escrever aqui que não sou vidente, certo?
  • Outro ponto importante, se sabe o diagnóstico por qual motivo não o conserta?
  • Se tem o diagnóstico, talvez efetuado por outro técnico, por qual motivo não consertou com ele?

Alguns responderiam que, o orçamento foi caro, outros diriam que o orçamento dado por outro técnico não era de confiança, sem dizer aqueles que procuram soluções mirabolantes em fóruns e depois vem aqui querendo ajuda para resolver algo que acha ser aquilo ou ouvir dizer.

 

Sabem, o tipo de cliente que mais irrita um técnico é aquele que já traz o diagnóstico, simples assim. Como diz minha esposa, é o “poste urinando no cachorro”.

Se a pessoa já sabe qual o problema indicando o componente, porque não conserta?

 

Aqui, somos uma empresa como qualquer outra, visamos lucro, nossos consertos e diagnósticos são efetuados de maneira clara, nossas condições são informadas no momento que qualquer pessoas solicita nossos serviços. Manter o blog na internet demanda tempo e, acima de tudo, dinheiro. Ninguém nunca me perguntou se eu gostaria de uma ajuda financeira para manter o blog, pediu? Se informem quanto custa para manter um site no ar com um servidor dedicado capaz de suportar mais de 100 visitas simultâneas e mais de 90 mil visitas mês.

Já expliquei em outro post que, nós não aceitamos aparelhos já mexidos por outros técnicos e explico muito bem o motivo (clique aqui para ver).

 

Sobre ajudar as pessoas, basta ver a quantidade de posts e informações que compartilho gratuitamente mas, tudo tem um limite. Nunca vou compartilhar informações sobre consertos específicos e muito menos enviar arquivos ou ensinar como consertar. Já expliquei acima, somos uma empresa e visamos lucro, não estamos aqui para ser uma entidade filantrópica pois, se fosse, não teríamos durado 3 meses.

O caso acima, não foi o único, sempre ocorre algo parecido toda semana. Tomei este como exemplo para entenderem como funciona.

 

Nem vou comentar sobre técnicos disfarçados que entram em contato conosco para ter dicas de consertos e levantamento de preço. Estes são os piores pois, se não sabem nem quanto custa a sua mão de obra deveriam escolher outra profissão. O preço é definido pelo seu conhecimento x garantia x tempo em laboratório. 

 

Segue um manual de boas práticas para vc consumidor, isso vai lhe ajudar a ter um atendimento muito melhor.

  1.  Antes de entrar em contato com uma assistência, tenha em mãos os dados do seu equipamento, marca e modelo;
  2. Durante a conversa, relate o defeito de maneira resumida e pergunte se ele trabalha com este tipo de defeito;
  3. Se ele trabalhar, verifique as condições de envio, conserto, garantia, etc;
  4. Ele não trabalha? Pergunte sobre outra pessoa que trabalhe com o produto, não esqueça, nunca mandaremos a uma pessoa sem qualificação (eu pelo menos nunca faria isso);
  5. NUNCA peça preço ou diagnóstico por telefone, email, whatsapp etc.., entenda que assistência técnica não é uma ciência exata, raramente ocorre o mesmo problema, Nem estimativas de preços são aceitas, de maneira geral, não fazemos isso por um simples motivo, concorrência.
  6. Lembre-se, o diagnóstico é feito pelo técnico e não pelo cliente, se acha que o problema é determinada peça, guarde esta informação para vc, deixe que ele faça o serviço e orçamento. Se não confiar no orçamento, procure outro;
  7. Respeite o orçamento, nunca compare serviços, lembre-se, um dos quesitos para elaborar um preço é nosso conhecimento e garantia.

 

Eu nunca vou compactuar com a frase que diz assim: “O cliente tem sempre a razão”.

Agora, se mesmo assim alguém achar que é fácil compartilhar conhecimento, recomendo fazer um blog. Rapidinho entenderão o que falo.

 

Atenciosamente

Reinaldo Soares

Por que somos "mal atendidos" em assistência técnica ou empresas?
Avalie Este Post
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de
Tiago Gomes
Visitante
Tiago Gomes

Olá! Meu nome é Tiago e gostaria de deixar aqui registrado meu enorme agradecimento ao Reinaldo pelo excelente profissionalismo e tamanha transparência durante o serviço prestado. Desde que minha central multimídia (CM) CASKA passou a apresentar defeito, passei a muito pesquisar, aqui onde moro (Rio de Janeiro), uma assistência técnica ou loja de conserto, porém não obtive qualquer sucesso. É impressionante como faltam profissionais especializados nesse nicho do mercado. Foi quando conheci este site Reiaudio do Reinaldo e comecei a pensar na possibilidade de enviar minha CM a São Paulo. Demorei muito a decidir, pois tinha receio de se tratar… Leia Mais »