Revisão preventiva no carro

Feriado prolongado, já fez a revisão em seu carro?

Daqui alguns dias mais um feriado prolongado, já fez a revisão em seu carro?

Verão, calor e a maioria dos brasileiros procuram um lugar para fugir da rotina, em São Paulo costumam descer a serra rumo à baixada santista, outros interior. Pegam seus carros e esquecem de verificar itens importantes para a segurança de todos.

Abaixo seguem algumas dicas para uma revisão em seu carro.

 

Itens que podem ser revisados sem a necessidade de um especialista

O primeiro item é o Pneu, quando carecas trazem perigos mas, poucos sabem identificar quando eles necessitam de troca.

Você sabe o que é TWI?

TWI (Tread Wear Indicator) indicador de desgaste da banda de rodagem. Nada mais que um filete de borracha que mostra quando há necessidade da troca dos pneus. Se o desgaste atingiu esta marca quer dizer que ele esta próximo do limite estabelecido por lei que é de 1,6 milímetros.

 

TWI, identificando se há desgaste nos pneus

TWI, identificando se há desgaste nos pneus

 

TWI, identificando se há desgaste nos pneus

TWI, identificando se há desgaste nos pneus





Se houver dúvidas, recomendamos consultar um especialista.

Aproveite para garantir que a calibragem esteja correta, faça-o com os pneus frios, ou seja, pela manhã em um pequeno trajeto vá até o posto e siga as indicações dosa fabricantes. Normalmente há um selo próximo a porta do motorista com as indicações.

 

Etiqueta com informações da pressão dos pneus

Etiqueta com informações da pressão dos pneus

 

 

Verificar Fluidos

Na maioria dos carros, há necessidade de verificação periódica dos fluidos, ou seja, água do radiador, fluido de freio, fluido de direção hidráulica e não menos importante, água no reservatório do para brisa.

O ideal é consultar o manual do proprietário, nele existe as marcações que informam a localização de cada item. Por exemplo:

Nível minimo e máximo água do radiador honda fit

Nível minimo e máximo água do radiador honda fit

Nesta ilustração da Honda, vemos os níveis mínimos e máximos para o fluido do radiador, se houver necessidade complete com liquido especifico, por exemplo, água desmineralizada ou aditivo. Verifique no manual as recomendações.

Importante, NUNCA coloque água comum no radiador, isso causará corrosão nas partes internas do motor podendo invalidar garantias ou até mesmo prejudicar seriamente o motor.

No caso do freio, se o nível de fluido estiver abaixo do minimo, talvez haja um vazamento ou a necessidade de troca de pastilhas e ou lonas de freio, neste caso recomendamos a visita a um especialista para remoção das rodas e diagnóstico.  Segue um exemplo:

 

Nível minimo e máximo do fluido de freio

Nível minimo e máximo do fluido de freio

Se não conseguir visualizar e necessitar abrir, tenha muito cuidado,  se houver contaminação por água ou partículas de sujeira comprometer o sistema.

 

Luzes do farol, freio, seta, etc

Não é difícil ver rodando veículos sem a devida iluminação, pelo simples desleixo. Isso compromete a segurança de todos.

É importante que o motorista verifique periodicamente as luzes do veículo, não existem itens menos importantes, todas tem suas funções e são necessárias.

Podemos perceber se elas estão queimadas facilmente, a troca deve obedecer o que estabelece no manual do proprietário. Evite trocar por modelos diferentes dos originais pois, podem danificar os faróis e ou lanternas.

MUITO IMPORTANTE, ajuste o foco do seu farol, muitos centros automotivos não cobram pelo serviço e é feito em minutos. Isso garante uma ótima visão na estrada e NÃO OFUSCA os outros motoristas.

 

Alinhamento e Balanceamento

Na maioria das vezes, não precisamos de um especialista para saber se o carro precisa de alinhamento, se o volante não esta no centro, o carro esta “puxando” para algum dos lados ou se há desgaste irregular dos pneus é sinal de que há algo de errado, neste caso há necessidade de um especialista para analise.

Lembre-se que a analise deve ser feita com certa regularidade, independente dos sinais apresentados.

 

desgaste dos pneus

Desgaste ocasionado por problemas de alinhamento

Se houver problemas de pressão os pneus poderão sofrer também com desgastes irregulares, segue uma ilustração.




desgaste nos pneus

Desgaste nos pneus por problemas de calibragem

 

No caso do balanceamento é fácil, em determinada velocidade o carro trepida? O volante ou a traseira trepida? Se sim é necessário um especialista para avaliar se o problema é um simples balanceamento ou se há algum dano nos pneus e ou rodas.

 

 

Itens que necessitam de um especialista

Para uma revisão completa um especialista deve ser consultado, ele normalmente irá verificar os seguintes itens:

Correia dentada, responsável pela sincronia do motor com as valvulas, no caso de ruptura poderá haver danos incalculáveis ao motor, podendo em alguns casos, inutiliza-lo. Na maioria dos carros a vida útil gira em torno de 50.000km

Correia do Alternador e ou Acessórios, responsável pelo funcionamento da direção hidraulica, ar condicionado, e ou alternador, sua ruptura pode fazer com que o carro pare imediatamente ou fique com a direção comprometida.  Vida útil em torno de 50.000km

Verificar vazamentos, sabe aquela marca de no chão? Pode ser algum vazamento, se for radiador pode fazer com que fique parado na estrada, o mecânico poderá analisar.

 

Estes foram os principais itens, o ideal é que tudo isso seja feito periodicamente e não somente em casos de viagens.

Uma revisão no veículo pode garantir a segurança de todos na estrada, pense nisso.

Técnico, Editor

Consultor, Técnico automotivo e eletrônico. Mais de 20 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Buscamos ter um blog de qualidade e compartilhar experiências. Sempre em busca de novas tecnologias.

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