Uma das maiores dúvidas no mercado de centrais multimídia é sobre o touch screen, existem dois tipos de tecnologia empregados, vou explicar rapidamente como funciona e como identificar.

 

  • “Touch Screen” Capacitivo, é aquele que necessita do contato direto ou bem próximo do dedo com a tela, nosso corpo apresenta uma pequena corrente elétrica, esta energia é transferida para a tela que identifica a sua localização.
    Neste tipo de tecnologia, se utilizar luvas muito grossas, não conseguirá contato com a tela, neste caso não funcionará.
    É utilizada em grande escala em smartphones e tablets;

 

  • “Touch Screen” Resistivo, é aquele que necessita de uma certa pressão para o seu funcionamento. Esta tecnologia utiliza dois vidros ou duas membranas plásticas que possuem entre elas um material resistivo, são separadas por ar ou pequenos pontos.
    Pode ser utilizado luvas ou objetos plásticos para o seu funcionamento, necessita de uma pressão maior para o seu funcionamento.
    Foi muito utilizada em smartphones, hoje não vejo nenhuma empresa utilizar esta tecnologia, o último aparelho que vi com “touch” resistivo foi o Nokia 5800.

 

 

Como identificar os tipos de Touch Screen?

Como identificar de maneira prática o tipo de touch em sua central multimídia? Fácil.

Pegue uma caneta do tipo “BIC” (Plástica), utilize uma parte plástica e toque na tela, funcionou? Resistivo, não funcionou? Capacitivo. Ou, toque com a unha, funcionou? Resistivo, não funcionou? Capacitivo.

 

 

Conclusão

Agora, já sabemos como funciona e fica mais fácil extrair o máximo de sua central multimídia, lembre-se, telas touch Resistiva necessita de uma pressão maior para seu funcionamento, costumo utilizar sempre a parte posterior do dedo (unha) que funciona muito bem.

 

Gostaram do artigo? Curtam nossa página no facebook

www.facebook.com/reiaudiooficial

 

Atenciosamente

Reinaldo Soares

Diferenças entre Touch Screen Capacitivo e Resistivo
4.7 (93.33%) 3 votes
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de
Valquiria
Visitante
Valquiria

Boa noite. Tentaram roubar a minha central multimídia da gran Levina. Quebrou a tela. Tem conserto?

Joao Marcelo Galvao
Visitante
Joao Marcelo Galvao

As telas da Caska(CA398-BR), da Kronos e da Voolt para honda city 2016 são capacitivas ou resistivas?