20.2 C
São Bernardo do Campo
quinta-feira 28 março 2024 14:02:40
InícioCuriosidadesComo se prevenir de Vírus em Centrais Multimídias

Como se prevenir de Vírus em Centrais Multimídias

Para se prevenir de Vírus em Centrais Multimídias vamos entender um pouco sobre isso. Segundo a empresa Symantec (fabricante e um dos líderes mundiais do setor de antivírus):

“Vírus é um programa (malware) escrito para entrar em seu computador para alterar os seus arquivos ou dados. Eles podem corromper ou exclui-los de seu computador.

Os vírus podem entrar em seu computador como um anexo de imagens ou arquivos de áudio e vídeo. Os vírus também entram através de downloads na Internet. Eles podem estar escondidos em softwares livres e ou experimentais ou outros arquivos que você baixar.

Publicidade

Quase todos os vírus são anexados a um arquivo executável, o que significa que o vírus pode existir em seu computador, mas ele realmente não pode infectar o seu computador, a menos que você execute ou abra o programa malicioso. É importante notar que um vírus não pode ser transmitido sem uma ação humana, como a execução de um programa infectado.”

Temos atualmente dois tipos sistemas operacionais em centrais multimídia, Windows CE e Android.

Vírus em Centrais Multimídia com Windows CE

São quase que imunes a este maleficio, isto é, não há vírus conhecidos e atuais que ataque este tipo de central. A razão disso é simples, é um sistema operacional em desuso, poucas unidades no mundo o utilizam tornando restrito a equipamentos antigos ou obsoletos, qual a necessidade de um desenvolvedor criar algo que prejudique estes equipamentos?

Voltamos a definição da Symantec, o vírus para entrar em sua central multimídia precisa ser baixado através de anexos ou arquivos, sendo eles áudio e ou vídeo, até mesmo fotos. Para contaminar o seu equipamento ele terá que estar em seu computador pessoal. Mas ele é baseado em outra plataforma de Windows, são versões totalmente diferentes, a chance de ocorrer uma contaminação é pequena, mas muito pequena mesmo. Sem essa disseminação o vírus “morre”.

Sem contar que, por definição, muitos desenvolvedores desabilitam a possibilidade de instalação de aplicativos de terceiros em seus equipamentos, tornando-os totalmente imunes a estas pragas.

Um exemplo, por mais que um arquivo pareça música, ao ser executado pela central multimídia ele entenderá como um arquivo diferente não instalando. Parece difícil entender, mas a regra é simples, não há como o vírus se instalar.

Vírus em Centrais Multimídia baseadas em Android

São mais delicadas, o fato delas poderem ser conectadas na internet e utilizarem um sistema operacional (SO) mais “atual”, as deixam vulneráveis.

Existem uma infinidade de malwares que podem infectar este SO (sistema Operacional), pior ainda se utilizarem versões mais antigas que não contam com atualizações de segurança, como centrais multimídia utilizam versões de Android 2.2, 2.3 e, no máximo 4, estas pragas se instalam com facilidade. Talvez um antivírus ajude, mas deixaria o equipamento mais lento, tendo em vista o baixo poder de processamento.

Neste caso o que fazer? Segue a mesma regra do seu computador pessoal, não abrir anexos de e-mails que desconhece o remetente ou suspeitos, não instalar softwares por fora da “Play Store” e instalar um antivírus.

Conclusão

Lembre-se de uma coisa, quando mencionamos o termo Vírus erroneamente entendemos ele como todo e qualquer Malware, mas é o contrário, vírus é um dos tipos de malware que podem atacar seus equipamentos eletrônicos. podemos incluir na lista os: Trojans, Spyware, Adwares, Spam, Tracking Cookies, Bots, Back Door, dentre outros.

É claro que não ficarei abordando cada um aqui pois o intuito aqui é generalizar para a fácil compreensão, mas estas pragas podem atacar os sistemas Android. Windows CE fique tranquilo que a chance de seu equipamento ser infectado é muito pequena, mas muito mesmo.

Outro ponto, se um técnico disser que seus equipamentos com Windows CE estão com vírus, cuidado, há uma grande chance de você ser enganado. Procure outro profissional ou peça mais informações sobre o defeito ocorrido.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. Vi o site de vcs, em relação a comandos de volante resistivo. Vi a imagem do conector do Honda e tenho uma dúvida, como eu posso identificar o fio positivo e negativo do comando? Tenho um HRV/16. Instalei uma multimídia universal 7″, e o eletricista aterrou o fio da lâmpada da placa para funcionar o comando. Só que agora a lâmpada não acende. Segundo ele, não precisava instalar interface para comendo de volante. Alguém pode me ajudar?

Publicidade

Mais Populares

Publicidade