Dicas

 

Olá a todos,

O título parece alarmante, não? Vamos entender um pouco sobre isso. Segundo a empresa Symantec (fabricante e um dos lideres mundiais do setor de anti vírus):

 

 

“Vírus é um programa (malware) escrito para entrar em seu computador para alterar os seus arquivos  ou dados. Eles podem corromper ou exclui-los de seu computador.

Os vírus podem entrar em seu computador como um anexo de imagens ou arquivos de áudio e vídeo. Os vírus também entram através de downloads na Internet. Eles podem estar escondidos em softwares livres e ou experimentais ou outros arquivos que você baixar.

Quase todos os vírus são anexados a um arquivo executável, o que significa que o vírus pode existir em seu computador, mas ele realmente não pode infectar o seu computador, a menos que você execute ou abra o programa malicioso. É importante notar que um vírus não pode ser transmitido sem uma ação humana, como a execução de um programa infectado.”




Ok, agora entendemos um pouco sobre a definição, mas ele infectará a minha central multimídia? Calma, vamos agora entender o sistema operacional.

 

Temos atualmente dois tipos sistemas operacionais em centrais multimídia, Windows CE e Android.

 

Centrais baseadas em Windows CE

São quase que imunes a este maleficio, isto é, não há vírus conhecidos e atuais que ataque este tipo de central. A razão disso é simples, é um sistema operacional em desuso, poucas unidades no mundo o utilizam tornando restrito a equipamentos antigos ou obsoletos, qual a necessidade de um desenvolvedor criar algo que prejudique estes equipamentos?

Voltamos a definição da Symantec, o vírus para entrar em sua central multimídia precisa ser baixado através de anexos ou arquivos, sendo eles áudio e ou vídeo, até mesmo fotos. Isto é, para contaminar o seu equipamento ele terá que estar em seu computador pessoal. Mas ele é baseado em outra plataforma de Windows, são versões totalmente diferentes, a chance de ocorrer uma contaminação é pequena, mas muito pequena mesmo. Sem esta disseminação o vírus “morre”.

Sem contar que, por definição, muitos desenvolvedores desabilitam a possibilidade de instalação de aplicativos de terceiros em seus equipamentos, tornando-os totalmente imunes a estas pragas. Um exemplo, por mais que um arquivo pareça música, ao ser executado pela central multimídia, ele entenderá como um arquivo diferente, não o instalando. Parece difícil entender mas a regra é simples, não há como o vírus se instalar.

 

 

Centrais baseadas em Android

São mais delicadas, o fato delas poderem ser conectadas na internet e utilizarem um sistema operacional (SO) mais “atual”, as deixam vulneráveis.

Existem uma infinidade de malwares que podem infectar este SO, pior ainda se utilizam versões mais antigas que não contam com atualizações de segurança, como centrais multimídia utilizam versões de Android 2.2, 2.3 e, no máximo 4, estas pragas se instalam com facilidade. Talvez um anti vírus ajude mas deixaria o equipamento mais lento, tendo em vista o baixo poder de processamento.

Neste caso o que fazer? Segue a mesma regra do seu computador pessoal, não abrir anexos de emails que desconhece o remetente ou suspeitos, não instalar softwares por fora da “Play Store” e instalar um anti vírus.




Conclusão

Lembre-se de uma coisa, quando mencionamos o termo Vírus erroneamente entendemos ele como todo e qualquer Malware mas é o contrário, vírus é um dos tipos de malware que podem atacar seus equipamentos eletrônicos. podemos incluir na lista os: Trojans, Spyware, Adwares, Spam, Tracking Cookies, Bots, Back Door, dentre outros.

É claro que não ficarei abordando cada um aqui pois o intuito aqui é generalizar para a fácil compreensão mas estas pragas podem atacar os sistemas Android, Windows CE fique tranquilo que a chance de seu equipamento ser infectado é muito pequena, mas muito mesmo.

 

Outro ponto, se um técnico disser que seu equipamentos com Windows CE esta com vírus, cuidado, há uma grande chance você ser enganado. Procure outro profissional ou peça mais informações sobre o defeito ocorrido.

 

Atenciosamente

Reinaldo Soares

 

 

 

 

 

 

Como se prevenir de Vírus em Centrais Multimídias
5 (100%) 1 vote

4 COMENTÁRIOS