No último domingo dia 20 de setembro de 2015 a Tv Globo, em seu programa Fantástico, veiculou uma denuncia que serve de alerta a todas as pessoas que gostam de comprar “online”. Se não viu o link é este: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/09/casal-fatura-mais-de-r-200-milhoes-com-golpe-de-promocoes-na-internet.html

Um casal praticou um golpe que arrecadou aproximadamente 200 milhões de reais, o site era www.pank.com.br, o Pank Ofertas.

A matéria foi ótima e mostra como uma empresa pode aplicar facilmente golpes e enriquecer de maneira rápida mas não explicaram de forma clara como podemos nos prevenir de “lojas” assim.



Vamos tomar como exemplo nossa (antiga) loja virtual, www.reiaudio.com.br. A primeira vista é uma empresa idônea mas como ter certeza disso?

 

 

Informações da loja virtual

 

  • Começamos pela lei, segundo o Decreto Federal 7.962/13, todo comércio eletrônico estabelecido em território nacional deve conter de forma clara em seu rodapé as informações de CNPJ, IE, endereço físico dentre outras informações. Se estas informações estão de forma clara, ponto positivo. Mas só isso não é necessário, endereços podem ser forjados, continuaremos a investigar.

 

  • Quando registramos um site necessitamos efetuar a compra do domínio, ele é justamente o nome digitado em seu navegador, por exemplo: www.reiaudio.com.br, para concluir  necessitamos nos cadastrar no site https://registro.br/ , nele temos uma ferramenta muito útil, conseguimos saber os dados do dono do site, se for empresa CNPJ se for Pessoa Fisica CPF, segue o link: https://registro.br/cgi-bin/whois/. Abaixo temos uma foto:

 

registro reiaudio
Registro Reiaudio

 

 

  • Até agora todos os dados estão batendo, certo? Vamos então em outros locais para nos certificar que a empresa realmente existe, com CNPJ em mãos, entramos agora no site do Sintegra, segue link http://www.sintegra.gov.br/, há a possibilidade de procurar em todos os estados da federação, vamos escolher São Paulo (meu caso) e digitar o CNPJ. Todos os dados conferem novamente. Isso é bom não é?

 

  • Mais um site, só para ter a certeza, junta comercial. Se o empreendimento não estiver no site da junta comercial do seu estado, quer dizer que, provavelmente, ela não exista. Neste caso a consulta é feita pelo nome da razão social. Digitamos e? Mais uma vez todos os dados Ok.

 

 

junta comercial reiaudio
Jucesp Reiaudio

 

 

 

Lembre-se, até agora verificamos somente se a empresa realmente existe, agora vamos as compras.

 

 

Pagamento

 

Agora o momento mais delicado, escolhemos o produto e vamos pagar. Alguns sites funcionam como “isca” para atrair os seus dados bancários, isso mesmo, ao digitar os seus dados o bandido poderá usa-los para efetuar golpes e ou outras compras, neste caso prefira as modalidades de pagamento como PAYPAL, Mercado Pago, Pag Seguro, Moip, dentre outros, mas qual o motivo destes sites serem mais seguros?



Todos os seus dados são digitados e criptografados em um ambiente seguro, quando fazemos isso sempre irá aparecer um pequeno cadeado em seu navegador, isto quer dizer que, o local é seguro. Lembre-se do cadeado e do site começando com https, isso só é válido para o gateway de pagento como Visa, Mastercard e Paypal por exemplo. Segue um exemplo de site seguro:

 

site seguro https
Site Seguro Reiaudio

 

Quando a loja virtual estava ativa, nós da Reiaudio utilizavamos o Paypal, por qual motivo? Além de oferecer maior segurança nos pagamentos digitais a empresa oferece a possibilidade de bloqueio de pagamento, isso mesmo. Se não receber o produto ou for diferente do contratado o cliente poderá bloquear e abrir uma disputa para resolver a situação. A compra se torna muito mais segura dificultando fraudes. Enquanto o Paypal não receber o “Ok” do cliente eu não recebo o pagamento.

 

Resumindo, se o pagamento for por Boleto Bancário, desconfie pois, esta modalidade é a preferida por golpistas.

 

 

 

Recebimento (Correios ou Transportadora)

 

Aqui outro ponto delicado.

Até aqui tudo bem, conferimos a empresa, fizemos o pagamento pelo “gateway”, escolhi o Paypal por ter maior segurança mas, se eu receber uma caixa vazia? Esta é uma prática normal por golpistas, é a maneira que eles possuem para tentar colocar a culpa da fraude ao consumidor, mas uma atitude simples pode ser muito útil, filmagem.

 

Hoje em dia todos os celulares possuem uma câmera de vídeo capaz de filmar, recebeu o produto? abra-o filmando, peça para um colega, irmão ou posicione a câmera para que veja que a caixa esta intacta. Vá narrando suas ações. Não termine a gravação até que todo o conteúdo tenha sido verificado. Em caso de divergências, qualquer ação judicial torna-se fácil com provas assim.

 

Poxa Reinaldo, não tenho câmera filmadora, o que faço? Ao receber o produto pelos Correios não assine nenhum documento até que haja conferência de conteúdo, sabemos que os Correios não são responsáveis pelo que consta dentro da caixa mas, poderá servir de prova para uma eventual ação judicial. Se possível, negue o seu recebimento e peça a devolução do conteúdo ao remetente.

 

Quando o transporte é por empresas privadas, faça o que citei acima e coloque uma observação no verso da nota fiscal. Não receba e não assine nenhum documento sem antes conferir o conteúdo.

 

Da mesma forma que há golpes contra consumidores existem golpes contra empresários, aqui garantimos que toda encomenda antes de ser lacrada, ela é filmada e fotografada afim de inibir situações parecidas.

 

 

Conclusão

 

Agora sabemos como agir para evitar fraudes em compras online de empresas que pouco conhecemos, podemos ainda pesquisar se possui reclamações em sites como www.reclameaqui.com.br, verifique se houve uma solução amigável para o problema ou se a empresa respondeu prontamente a solicitação. Há também clientes “espertinhos” que querem tirar proveito mas, é minoria.

 

Por fim, avalie, estude, procure informações. Não se deixe enganar por empresas mal intencionadas, valorize as que querem crescer com um trabalho sério e diferenciado.

Como não ser enganado por Lojas virtuais
5 (100%) 1 vote
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de