Uma das maiores dúvidas que observo são clientes afirmarem ou pensarem que as centrais multimídias instaladas em seus carros são originais de fabrica. Por falta de informação ou por ser ENGANADO por vendedores de acessórios em concessionárias, acabam acreditando.

Vamos desmistificar alguns termos e ajuda-los a encontrar o melhor produto.

 

Central Multimídia Original

É aquela que saiu com o seu veículo de fábrica. Isso mesmo, o seu carro deve sair com este dispositivo direto da montadora.

Muitas vezes não é possível instalar produtos originais de fábrica em concessionárias, o alto custo impede esta venda sem dizer que, em alguns casos, o carro deve ser preparado para este acessório, como exemplo, Novo Ford Focus, Mylink GM entre outros.

Quando digo preparação não é somente a parte física do equipamento e sim compatibilidade com conectores e software, carros dotados de sistema eletrônico CAN-BUS devem gerenciar estes equipamentos, se o carro não possuir a devida compatibilidade a central não funciona.

Como sabemos se o produto é Original de fábrica? Simples, tem no manual do proprietário? Se não tiver, entre em contato com o SAC da montadora com o código do produto, normalmente é uma etiqueta colada na parte superior do produto ou peça também informações se o modelo do seu carro era dotado deste sistema.



Central Multimídia Homologada

Este tipo de Central é vendida dentro das concessionárias, não é um produto original de fábrica mas é distribuído pela montadora como um acessório homologado.

Quando dissemos que este produto foi homologado quer dizer que ele passou por testes e estão dentro dos parâmetros técnicos exigidos. São produtos que possuem características similares mas nunca serão iguais aos originais de fábrica.

A homologação pode ocorrer para que o produto seja instalado antes da distribuição ao concessionário ou depois (vendido como acessório).

Nem sempre são bons equipamentos, já soube de casos em que funcionários foram, de certa forma, subornados pelos fabricantes, importadores ou distribuidores para aprovarem seus equipamentos. Por exemplo, dados de consumo de bateria foram forjados eletronicamente para que produtos com consumo acima dos estabelecidos passassem desta etapa. Vale lembrar que, foram “boatos”, portanto não posso prova-los.

 

Normalmente são produtos fabricados por empresas chinesas de baixo custo, vale lembrar que, uma central multimídia original é fabricada por grandes empresas mundiais como Delphi, Bosch, Panasonic, LG, Visteon, etc.

 

Mas como saber se o equipamento é um verdadeiro homologado? Basta pedir o código do produto à concessionária, entre em contato com o SAC da montadora e faça a pesquisa. Eles informarão as características e a veracidade da informação. Se a concessionária não der este código, desconfie.



Central Multimídia vendida na concessionária

Qualquer concessionário deveria somente vender produtos homologados ou autorizados pelas montadoras, mas nem sempre isso ocorre, alias, poucas vezes vi alguma revenda respeitar as normas dos fabricantes ou importadores.

 

Isso é ruim? Sim, muito ruim pois, alguns produtos podem de alguma maneira interferir nas características do veículo, se houver a necessidade de garantia decorrente de um mal funcionamento deste equipamento e o cliente visitar outra concessionária poderá haver perda de garantia, o laudo será claro e direto. Muito falam que, se isso ocorrer entrarão com processo judicial, o investimento de tempo e dinheiro será muito maior do que se tivessem pesquisado e comprado um produto de qualidade.

 

Gostaria de lembrar que, produtos de qualidade também são vendidos em concessionárias, estou abordando casos em que eles mentem dizendo ser original ou homologado.

 

Para saber se o equipamento vendido é Original ou Homologado basta entrar em contato com o SAC da montadora com o código em mãos, eles informam se a afirmação é verdadeira ou não.

 

 

Conclusão

Como disse no inicio, poderam haver centrais originais instaladas fora da fábrica, são casos raros mas existem. Sempre que houver dúvida entrem em contato com o SAC da montadora, eles devem auxiliar nestas dúvidas.

 

Não vou comentar sobre produtos vendidos no Mercado Livre ou OLX ou qualquer outra loja de acessórios onde vendedores afirmam serem originais, chega a ser lamentável esta postura, enganam o cliente na maior “cara de pau”.

 

Atenção, o logotipo da montadora (por exemplo, VW, Ford, etc.) que aparece ao ligar aparelhos não é determinante para identificar se o produto é original ou não, este artificio é facilmente criado por qualquer fabricante de central multimídia.

Sem dizer que, o seu uso comercial é restrito a produtos homologados ou originais a utilização sem as devidas autorizações é proibida e passível de multas. Não é porque o produto é vendido dentro de uma concessionária quer ele é original ou homologado, não deixe ser enganado. 

 

Agora possuímos algumas informações importantes para evitar que vendedores ou empresas nos enganem. Produtos vendidos fora das concessionárias também são de ótima qualidade, basta saber escolher e buscar informações verdadeiras e não somente o famoso “papo de vendedor”. Afirmar que um produto é original qualquer um pode, difícil é provar.

Para ter certeza se a central multimídia original que estão oferecendo na concessionária ou se existe algum modelo sendo vendido, ligue para o SAC da montadora, eles deverão ajuda-lo nessa dúvida.

 

Não deixem de ler nossos outros posts que ajudam a escolher um bom equipamento. Vejam os links abaixo:

 

Como identificar o verdadeiro fabricante de sua central multimídia?

 

Quer aprender a desmontar o painel do seu carro e identificar a sua central multimidia? Acesse o link abaixo:

 

Como desmontar o painel do seu carro para instalar central multimídia?

 

Atenciosamente

Reinaldo Soares

 

Central multimídia Original
5 (100%) 3 votes
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de
walace oliveira
Visitante
walace oliveira

Estou querendo modernizar minha central multimidia, tenho um lancer sportback 2012, a central já está ultrapassada, queria uma que tivesse tv digital e espelhamento para o iphone 6, ios 9.1, vi que vc tem ”central Multimídia Pioneer AVIC-F970TV TV digital ISDB-T SBTVD”, teria como instalar ela no lancer ?