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segunda-feira 15 abril 2024 16:30:12
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Carros Antigos eram realmente seguros?

Vídeos mostram que carros atuais são mais seguros que os antigos

Tenho uma cena gravada na memória, meu avô com seu Dodge Dart sempre dizendo, “Isso que é carro, forte, olha só a espessura da lataria, qualquer coisa que bater aqui vira pó”.

Pois bem, isso foi a uns 30 anos atras, mas algumas memórias ficam para sempre.

Não é difícil ver pessoas mais velhas dizerem que seus carros de época eram mais resistentes que os de hoje, talvez em partes ou relacionado a pequenos reparos, mas com certeza isso não é verdade.

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Comparações

Seria fácil eu falar aqui e não mostrar videos que demonstram que carros antigos não são seguros, longe disso.

Um dos mais recentes é esse:

A ANCAP, entidade Australiana que promove a segurança dos veículos, realizou no mês de maio este crash test, um Corolla 1998 e outro de 2015. A batida foi de frente e comportamento dos dois é claro.

O ocupante do Corolla 2015 teria muito mais chances de sobreviver do que aquele dentro do veículo de 1998. E isso não é só devido ao Air bag, observem a deformação das colunas e portas. Nos carros mais atuais estes pontos são muito mais resistentes fazendo com que haja uma verdadeira célula de sobrevivência.

 

Um carro mais antigo? 

Quando pensei neste post não havia pesquisado outros carros além do que falei acima. Sabia que alguém diria assim: Ah mas Corolla 1998 não é carro antigo. Tudo bem. Encontrei este outro vídeo.

Um verdadeiro Chevrolet Bel Air 1959 colidindo contra um Chevrolet Malibu 2009. Será que o Malibu vai virar pó?

É lógico, lembram do que eu disse sobre as colunas e portas?  Observem bem como se comportam as portas do Bel Air, vejam como a coluna A praticamente esmaga o boneco.



Conclusão

Ficaria chato aqui eu tentar explicar como as ligas de metais são empregadas, deformação controlada e todos aqueles termos que engenheiros gostam de utilizar. A melhor maneira de mostrar a verdade é através de vídeos.

Leveza em um veículo trás economia, de combustível, pneus e componentes afetados diretamente pelo peso. Isso chama-se eficiência.

A tecnologia realmente faz a diferença e os vídeos estão aí para mostrar.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.
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