17.5 C
São Bernardo do Campo
quinta-feira 18 abril 2024 09:50:13
InícioTextos técnicosInstalação da antena de TV digital no Carro

Instalação da antena de TV digital no Carro

Melhores locais para instalar a Antena de TV digital em seu carro

Certa vez em um atendimento técnico o cliente me questionou sobre a TV digital, disse que funcionava em poucos locais e mesmo assim não era satisfatório.

Entrei no carro e em uma volta realmente o problema ocorria. Perguntei onde estava a antena e ele não soube me responder.

Após uma rápida análise descobri o problema, a antena estava sob o forro do teto.

Publicidadepublicidade

Este problema ocorre muitas vezes ao dia, alias, recebo emails e telefonemas de consumidores descontentes com a sua TV digital pois em teoria, deveriam funcionar na maioria dos locais.

Sempre quando vou fazer um atendimento deste tipo explico o básico.

Se estivesse em sua casa qual seria o melhor local para uma boa recepção de TV?

A resposta é simples, área externa.

No carro isso acaba sendo um pouco complicado pois ninguém quer uma antena no teto do carro, esteticamente é feio. Então vamos encontrar um “meio termo” nisso.

Melhores Antenas de TV digital para carros

Na maioria das centrais temos uma antena “padrão”, é a tipo torre. Muitos técnicos a instalam sobre o painel do carro, mas isso ainda assim impede grande parte da captação de sinais. Lembre-se, quanto mais barreiras maior é a atenuação e menor é a recepção.

como instalar antena de tv no carro
Antena de TV Automotiva tipo torre

Neste tipo de antena temos um imã que facilita a instalação, então onde vamos instalar?

O local que costumo indicar é o mais distante possível de equipamentos eletrônicos, exemplo: módulo de injeção eletrônica, lâmpadas e reatores de xenon, etc..,

Dependendo do carro eu instalo na região frontal, próximo do para-choques, ali temos metal para fixação e pouco isolamento de metais.

Mesmo assim, muitas vezes, necessitamos de um “ajuste fino”, observem o nível de recepção na tela de sua central e ao mudar a antena de local, que seja 10 cm, o sinal melhora ou piora consideravelmente. Escolha o melhor ponto.

Não esqueça de proteger a antena da água, e muito cuidado ao passar o fio para dentro do veículo.

Outros Tipos de Antena de TV Digital veicular (DTV)

instalação antena de tv automotiva
Antena de TV automotiva auto colante
instalação antena de tv automotiva
Antena de TV automotiva auto colante com amplificador de sinal
instalação antena de tv automotiva
Antena de TV automotiva com amplificador de sinal
instalação antena de tv automotiva
Antena de TV automotiva DUPLA com amplificador de sinal

Nos exemplos acima, temos modelos que possuem algum tipo de amplificação, mas no final o resultado é igual ou até pior que as antenas externas comuns. Lembre-se sempre de testar o melhor local antes da instalação definitiva.

Melhores Locais para instalação da Antena de TV no carro

Na imagem abaixo mostro alguns locais para a instalação da antena de tv no carro, segue.

Locais para instalação de Antena de tv Reiaudio
Exemplos de Locais para Instalação de Antena de TV

Se você tiver alguma dúvida no processo de instalação de antenas de tv digital perguntem abaixo, pesquisem nos comentários para saber se sua dúvida já não foi respondida.

Reinaldo Soares
Reinaldo Soareshttps://reiaudio.com.br
Técnico automotivo e eletrônico, Consultor. Mais de 25 anos de experiência no ramo de som e acessórios automotivos. Já restaurei a elétrica de carros antigos, customizei motos mas minha paixão é mesmo eletrônica.

36 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Reinaldo! comprei um receptor de tv digital para o meu carro, instalei tudo certinho, só que estou tendo dificuldades com sinal, ele é Full HD, deveria pegar pelo ao menos o one seg, ja que são 2 antes, substitui umas das antenas pela a do meu Pioneer, melhorou um pouco, pretendo adquirir 2 novas antenas, a princípio iria colocar esse adesiva que fica quase transparente no para brisa,mais um amigo me sugeriu colocar uma amplificada. Lhe pergunto, como o sinal daqui de Brasilia é um bom sinal, há necesssidade de uma antena amplificada ou essa adesiva iria me atender bem minha necessidade. li comentários que as vezes a amplificada fica pior que a comum. obrigado

    • Bom dia
      Esses receptores Full HD, na minha opinião, são péssimos. As melhores antenas são as do tipo Torre, só que para um bom funcionamento elas devem ser instaladas no topo do carro. Em segundo, considero as internas, mas não as transparentes e sim aquelas com hastes. Algumas são falsamente amplificadas (só possuem um LED) outras são realmente amplificadas. Tem que testar.

      Qual o seu carro? Já vi antenas de TV do tipo “shark” que ficam no teto, são muito eficientes e em alguns carros é possivel instalar sem dificuldades

      Abs

      • Bom dia Reinaldo! obrigado pela resposta. o que acontece meu carro é um Corolla, a opção de furar o teto para colocar a Shark, infelizmente esta fora de cogitação. comprei uma midia da China Top, não tenho que reclamar dela. Porém ela não vem com Tv integrada, a minha unica opção é instalar um receptor, vi esse receptor da LOGIGO no mercado livre e pesquisei o fabricante, descobri que eles fabricam as centrais da Nissan, então, comprei e testei em casa na minha Tv, a imagem ficou show, porém quando instalo no carro, o sinal fical péssimo, por isso a tentativa de substituir as antenas, eu estava na dúvida justamente nas duas primeiras antenas do seu post, a auto colante, que inclusive vem na Faaftech e a amplificada, com isso estou numa tremenda dúvida em qual adquirir. pensei em comprar um receptor da Faaftech, acho muito caro para um receptor, mais enfim, minha esposa gosta de assistir a tv no carro. o que vc me aconselha.

        • A LOGIGO não fabrica esses receptores, eles são importadores. Os aparelhos da Nissan são fabricados pela FORYOU/ADAYO na China. Os receptores de TV, provavelmente, são fabricados pela Roadrover.
          Sobre a antena, não seria para furar e sim, se já existisse local, trocar.

          Tem que testar as alternativas, uma das melhores antenas de TV que já vi são as fornecidas pela Pioneer em seus aparelhos.

          Se quer Tv no carro, escolha qualquer receptor 1seg, esses foram desenvolvidos para TV em movimento, possuem baixa resolução, justamente para poderem funcionar em praticamente todo lugar.

          Lembrando tb que Faaftech é importador. Fabricam poucas coisas e uma delas não é Receptor de TV

  2. Olá, instalei a poucos dias uma central multimídia da marca m1 com tv full HD A antena é adesiva e foi colada na coluna dianteira do lado do passageiro ,me parece que na lataria pq era o único lugar sem a capa plástica Ocorre que a tv trava e pipoca o som tempo todo ,principalmente em movimento O que pode ser ? Antena lugar errado? Pode me ajudar? Obrigado

  3. Bom dia. Pretendo instalar uma central multimídia que tem TV digital, porém consultando 03 instaladoras reparei que cada uma quer instalar a antena em um local diferente, ou seja, não há um consenso sobre o melhor local. Uma diz ser no teto próximo da luz de cortesia, a outra dentro do capô próxima ao motor, e a outra no para choque frontal? Quem está correto ou ao menos com mais chances de acertar?
    Agradeço se puder me ajudar. João

    • Bom dia
      O sinal Full Seg, ou seja, alta definição, não foi feito para ser usado em movimento, pode sim tentar antenas com maiores ganhos mas, mesmo assim haverá falha na recepção

      Acredito que devem ter instalado as antenas bem afastadas entre si, por exemplo, uma na traseira do carro e outra na dianteira. Caso não esteja assim recomendo a mudança

      Mesmo assim a recepção nunca será 100%

  4. Bom dia, me chamo Alexandre. Comprei um Fit 2013/2014 que veio com a central multimídia CASKA CA3618G instalada. A única função que não está bem é a da tv. Só aparece uma tela preta, sem qualquer mensagem e, por mais que se clique nas funções menu, buscar, sw etc, nada acontece. Poderia me dar uma dica do que pode ser este problema? O Rio de Janeiro conta com cobertura digital.

    Grato,

    Alexandre

  5. Oi boa tarde .. Tenho um central multimidia com tv analogica.. Preciso conprar um receptor digital, a minha duvida antes de conprar è… Se o conversor è universal se vai funcionar no meu, quias as entradas q conecto e dps onde procuro no multimidia p ligar a tv digital…?
    Por favor pode me ajudar.. Obrigado

  6. olá comprei uma central multimidia da positrom, sp6900nav, e a tv digital ficou sem som em alguns canais, na minha cidade (santa amria, rs) só tem som no sbp, o resto dos sinais digitais (band e globo) só imagem, mas sem o som, o que poderia ser isso? ja falei com instalador e ele diz que é problema no aparelho, a fabricante diz que é da transmissora de tv.

    • Olá,
      Se isso ocorre somente em alguns canais possivelmente é problema das transmissoras, verifique se não existe configuração de canais alternativos de audio como SAP, se não houver tente contato com as transmissoras que poderão ajudar.

      Fato parecido ocorreu em SP nos dias da Copa, a Globo apresentou problemas na transmissão 1seg, ocorria somente nela. Muitas pessoas pensavam que era defeito no aparelho e as assistências ficaram cheias de aparelhos assim, em 3 meses a Globo resolveu o problema.

      Boa sorte
      Reinaldo Soares

PublicidadePublicidade

Mais Populares

PublicidadePublicidade