Pela primeira vez, a Audi está apresentando um carro conceitual e um conceito técnico na Pebble Beach Automotive Week em Monterey, Califórnia. O “all-electric” (todo-elétrico) Audi PB18 e-tron apresenta uma visão radical para o carro esportivo de alto desempenho.
Inspirado no túnel de vento e na pista de corrida, sua própria presença sinaliza que ela está destinada a ultrapassar barreiras. Seu conceito e linhas excitantes foram criados no novo estúdio de design da Audi em Malibu, Califórnia onde o design da marca está sendo constantemente atualizado para o futuro.
O conceito técnico do PB18 e-tron beneficiou-se dos muitos anos em que a Audi venceu uma série de corridas de Le Mans. Os especialistas da Audi Sport GmbH, subsidiária de alta performance da Audi, foram responsáveis pela implementação.
O nome abreviado “PB18 e-tron” refere–se tanto ao local de Pebble Beach para a estreia como ao ADN tecnológico que partilha com o bem sucedido carro de corrida LMP1 Audi R18 e-tron .
“Queremos oferecer ao motorista uma experiência que só está disponível em um carro de corrida como o Audi R18. É por isso que desenvolvemos o interior em torno da posição ideal do motorista no centro. No entanto, nosso objetivo era também dar ao PB18 e-tron um alto grau de usabilidade diária, não apenas para o motorista, mas também para um passageiro potencial ”, disse Gael Buzyn, chefe do Audi Design Loft em Malibu.
Usando Alumínio, Fibra de Carbono e outros materiais, o Audi PB18 e-tron tem baixo peso. Junto com a Bateria são 1.550 kg (3.417,2 lb).
O PB18 e-tron tem 4,53 metros de comprimento, 2 metros de largura e apenas 1,15 metros de altura (14,5 x 6,4 x 4,6 pés) . Só estas dimensões falam de um carro esportivo clássico. A distância entre eixos é de 2,70 metros (8,9 pés).
Equipado com Rodas de 22 polegadas suas rodas possuem oito raios projetados assimetricamente, lembram entradas de turbinas, elas garantem excelente ventilação aos discos de freio em carbono.
Desempenho
O conceito utiliza três potentes motores elétricos – um na frente e dois na traseira. Os últimos estão localizados ao centro, Eles entregam potência de até 150 kW para o eixo dianteiro e 350 kW para a traseira – o Audi PB18 e-tron é um verdadeiro quattro (tração integral), é claro. A potência máxima é de 500 kW, o motorista pode utilizar temporariamente até 570 kW. O torque combinado de até 830 Nm (612,2 lb-ft) permite uma aceleração de 0 a 100 km / h (62,1 mph) em pouco mais de 2 segundos – uma velocidade que difere apenas marginalmente de um protótipo atual de LMP1.
No tráfego rodoviário normal, o motorista pode limitar a velocidade máxima conforme a necessidade. Esta limitação é fácil de desativar na pista e pode ser adaptada às condições locais.