Desde o dia 1 de maio de 2018 esta em vigor nos EUA uma lei que obriga a todos os veículos com menos 4,5 toneladas a ter câmera de ré.

O principal motivo para a obrigatoriedade é a de evitar acidentes com crianças que são as principais vitimas.

A maioria dos modelos de carros, SUVs e caminhões pesa menos de 4,5 toneladas.

A maioria dos carros novos já está em conformidade com a regra. De acordo com o Instituto de Seguros para Segurança nas Rodovias Americano, 97% dos modelos de 2018 têm câmeras de ré, comparado a 8% em 2006.

Esta é uma vitória para organizações Americanas como Consumers Union e Advocates for Highway & Auto Safety, ambas as quais há muito defendiam os requisitos.

“Este regulamento do Departamento de Transportes dos EUA salvará vidas e economizará dinheiro para os consumidores”, disseram os defensores da Highway & Auto Safety, em um comunicado. “Os consumidores não precisarão mais pagar caro por uma câmera no retrovisor”.

De acordo com os números mais recentes disponíveis da NHTSA, esses tipos de acidentes causam 210 fatalidades e 15.000 ferimentos por ano nos Estados Unidos. Mais de 30% das pessoas que morrem são crianças menores de 5 anos e mais de um quarto são idosos com 70 anos ou mais.

A Consumer Reports realizou estudos usando cones de trânsito em vez de crianças, mostrando que o uso de espelhos retrovisores sem câmeras pode ter pontos cegos que variam de um a dois metros. A introdução de câmeras retrovisores permite que os motoristas vejam o que havia naquele ponto cego.

Integra da lei:

https://www.nhtsa.gov/sites/nhtsa.dot.gov/files/811512.pdf

 

No Brasil não há dados ou estatísticas sobre acidentes deste tipo e nem projetos tramitando no congresso.

Abordamos esse assunto em 2014 quando houve um acidente com uma criança

A importância da câmera de ré para a segurança de Crianças

Agora é obrigatório, câmera traseira em todo carro
Avalie Este Post
Por favor Conecte para comentar
  Inscrição  
Notificação de